principal |
Semana Teológica
Ano Catequético
» JornalDiocesano » 2007 » Novembro

07/11/2007 - Porque celebrar Missas de Sétimo Dia?

Por que celebrar missas de sétimo dia, um ano de falecimento?

Nunca é demais insistir na importância de se orar pelos mortos.

Essa oração é um gesto de fé, um gesto de amor e um gesto de esperança. Fé na vida que começa com a morte, fé na comunhão dos santos, na ressurreição da carne e na vida eterna. Sem essa fé, a oração pelos mortos não teria sentido, não é mesmo? Se para nós morreu, morreu. Se para nós morreu, acabou tudo. Se para nós nada podemos fazer pelos que morreram, por que orar por eles? Mas não é mesmo?

E por que  missa de terceiro dia, como era comum no passado, e missa de sétimo dia, mês e ano como acontecem hoje? Os estudiosos entendem que determinados tempos se tornam mais propícios para se orar e se alcançar o favor de  Deus. Então, há quem afirme que o terceiro dia após  a morte lembra que Jesus ressuscitou ao terceiro dia. O sétimo dia estaria ligado ao fato de Deus ter feito o mundo em seis dias e no sétimo ter descansado.

E a missa no trigésimo dia seria uma referência ao mês de luto que Israel guardou pela morte de Moisés. Já a missa de um ano de falecimento seria uma forma de testemunharmos que, assim como o aniversário natalício é comemorado de ano em ano, o dia da morte também pode ser comemorado porque significa o dia em que a pessoa morreu para este mundo e entrou  na plenitude da vida junto de Deus.

É bom lembrar, que não importa o dia certo para testemunharmos nosso amor pelos nossos entes queridos que passaram para a vida eterna. O amor  não marca dia. É o coração que deve ditar os momentos de orarmos por eles. É por isso que em muitas paróquias se celebra a missa da esperança uma vez por semana, reunindo todas as famílias que na semana anterior experimentaram a dor de ver partir um membro querido para a casa do Pai.

Fonte: (Padre Cido Pereira – Semanário O São Paulo – no. 2667)

Balancete do Éffeta - 08/11/2007
Com alegria realizamos o 1º “Éffeta” em nossa Diocese de Paranavaí.
Encontro de Formação Missionária - 08/11/2007
Que Maria, Estrela da Evangelização nos abençoe, fortaleça na caminhada por uma Paróquia mais missionária.
Missa dos Professores - 08/11/2007
A Eucaristia do dia 15 de outubro, dia do Professor, na Catedral Maria Mãe da Igreja, contou com grande participação dos fiéis. Mais de uma centena de professores estavam presentes, celebrando a sua
Cantos Litúrgicos - 08/11/2007
“Não podemos encarar a música na Liturgia como ‘divertimento’ para tornar a Liturgia mais leve, mais agradável, mais
Romaria de Maria Mãe da Igreja - 08/11/2007
Estaremos publicando no Jornal Diocesano a programação mensal da Romaria.
Padre Reginaldo em Paranavaí - 08/11/2007
Padre Reginaldo Manzotti estará em Paranavaí no dia 01 de Dezembro de 2007, no Parque de
72o. Cursilho Masculino - 08/11/2007
"Ter um objetivo na vida é a única fortuna valiosa. Não procure em terras estranhas, mas dentro do seu coração".
Atualização Teológico-Pastoral do Clero - 08/11/2007
Nos dias 16, 17 e 18 de Outubro, do presente ano, os presbíteros da Diocese de Paranavaí estiveram reunidos no
VII Congresso de Teologia da PUCPR - 08/11/2007
É hora das ações pastorais se tornarem fecundas, e a partir daí construirmos uma Igreja a Serviço da Paz!
Solenidade de Nossa Senhora Aparecida - 08/11/2007
Na solenidade da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, Dom Sérgio presidiu a Eucaristia na Paróquia Nossa Senhora do
Encontro do Primeiro Anúncio - 08/11/2007
Nos dias 20 e 21 de Outubro 2007, no Salão Paroquial da Paróquia de São José Operário, na Vila Operária de Paranavaí,
Encontro Ecumênico - PMAS - 07/11/2007
A Equipe Nacional do CONIC (Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil), com sede em Brasília, esteve presente em
Assembléia do Povo de Deus - 07/11/2007
Sejamos missionários valentes, decididos, com ímpeto interior e audácia apostólica. É o grande desafio para toda a Igreja.
O Presidente se declara contra o aborto - 07/11/2007
Lula também considerou a prática do aborto uma violência contra a mulher e contra a vida. “Acho que a melhor solução para
Aprendendo Liturgia - 07/11/2007
Qual a característica que marca a liturgia do tempo do Advento?
Dia Nacional da Juventude - 07/11/2007
No Recanto Coração de Maria os jovens puderam participar de eventos com cantos, bandas e apresentações.
Aula inaugural do Curso de Teologia - 07/11/2007
Dom Vicente fez uma apresentação clara, despertando para a necessidade da leitura do documento, que deve ser feita não com a
Curso de Teologia - 07/11/2007
Matrículas : 01/09/2007 a 16/11/2007